Você sabe qual é a cor dos rios?

Os rios são correntes contínuas que seguem em mesma direção com constante renovação de água. Esses ambientes possuem uma complexidade de espécies que interagem, características físico-químicas (pH, oxigênio dissolvido, temperatura, entre outros) e padrão de coloração específica de cada local. 

Os rios sergipanos assumem tons amarronzados, em parte pelo seu tipo de composição, mas também devido a grande descarga de efluentes domésticos e industriais, a exemplo do rio Poxim-Açu.

Rio Poxim-Açu. Imagem autoral. 

Mas você sabia que os rios podem ter outras cores? O rio Negro, por exemplo, leva esse nome pela coloração de suas águas, considerado o maior rio de águas pretas do mundo. Suas águas são extremamente ácidas e pobres em nutrientes, as terras que drenam são de solos muito empobrecidos e lixiviados. 

Rio Negro, na Amazônia. Imagem  de Carme Diamo.

Além dos rios brasileiros, outros rios mundo afora brincam com as cores. As águas do rio Glariar Petermann, na Groenlândia, possui uma cor azul intensa, resultante da fusão de vários lagos.


Glariar Petermann, na Groelãncia. Imagem de Lugares Fantásticos.


O rio Cano Cristales, na Colômbia, possui cinco cores distintas – amarelo, azul, verde, preto, vermelho – que mudam de cor e brilho, dependendo da estação. Ele é considerado o mais bonito do mundo.

Rio Cano Cristales, na Colômbia. Imagem do Portal Amazônia.
Na Sérvia, o rio Uvac chama atenção pela sua coloração verde intensa e meandros.


Rio Uvac, na Sérvia. Imagem de Destinations for travelers.


Referências:




FOIRN - Instituto Sócio-Ambiental
Você sabe qual é a cor dos rios? Você sabe qual é a cor dos rios? Reviewed by De Olho No Poxim on março 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.