Prefeitura avalia roteiro náutico para promoção do turismo de experiência

Levando em conta o potencial hídrico em Sergipe, a prefeitura de Aracaju avalia a possibilidade do seu uso na promoção do turismo, conforme matéria publicada no Faxaju.
Aracaju é uma capital com a singularidade de quatro rios (do Sal, Sergipe, Poxim, e Vaza-Barris) atravessando, de Norte a Sul a cidade, adornados por manguezais e revoadas de garças sobre a vegetação. Com esse cenário, na tarde desta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), participou de uma visita técnica para avaliação de um roteiro náutico compreendendo o leito do Rio Poxim e a Maré do Apicum, na Coroa do Meio. A atividade foi organizada pelo diretor do programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa (AIHC) da Semict, Ricardo Mascarello, em parceria com o instrutor de canoagem, Marcos Sérgio Reis. Participaram também, a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, e as assessoras de turismo da Semict, Viviane Castro e Kate Salomão.
O objetivo do passeio foi avaliar roteiros para a prática de esportes e passeios turísticos com canoa havaiana, para sete pessoas; botes do tipo flexboat, para 45 pessoas; e “arranjo” com pescadores locais para possíveis passeios em embarcações pequenas. “Iremos avaliar três roteiros: um no canal da maré do Apicum, junto ao Museu do Mangue; outro pelo rio Poxim, com parada no parque do Inácio Barbosa, e outro mais extenso, até os mercados do centro”, explicou Ricardo Mascarello, no momento do embarque, acrescentando que esses roteiros “também integrarão o futuro projeto de revitalização do Museu do Mangue”, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
Marcos Sérgio Reis pratica canoagem há mais de 20 anos e considerou o roteiro bastante adequado para a prática do esporte, alinhado ao turismo, e vê boas perspectivas para futuras parcerias para “tornar a canoagem um hábito cotidiano e também atrair competições nacionais para o município de Aracaju”.
Para Viviane Castro, o roteiro tem forte potencial para a promoção do turismo de experiência e para a formação de novos roteiros. “Passamos por locais muito interessantes para serem incorporados como novos roteiros turísticos; além disso, será uma excelente oportunidade para a inclusão de pescadores e da comunidade local no turismo, proporcionando ao visitante conhecer não só o meio ambiente, mas igualmente a cultura de Aracaju, através das experiências encantadoras e significativas que poderão ser promovidas aos nossos visitantes”, registrou a assessora da Semict.
O passeio teve duração de duas horas, percorrendo o canal da Maré do Apicum, junto ao Museu do Mangue, até as imediações da intersecção da avenida Heráclito Rollemberg, com Beira Mar, seguindo para o pier da Associação de Pescadores da Coroa do Meio. “Foi um momento muito oportuno para se perceber as expressivas potencialidades que irmanam o turismo de experiência, o esporte e lazer e tudo isso atrelado à pegada ecológica de conservação ambiental dos nossos rios e manguezais”, finalizou Mascarello.


Prefeitura avalia roteiro náutico para promoção do turismo de experiência Prefeitura avalia roteiro náutico para promoção do turismo de experiência Reviewed by De Olho No Poxim on março 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.