Arqueologia no Poxim


A construção da barragem do rio Poxim propiciou a descoberta de cinco novos sítios arqueológicos em Sergipe. Através de aproximadamente 3 mil peças, fragmentos históricos e pré-históricos, um estudo realizado entre janeiro e março de 2013 com o acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), revelou evidências de civilizações passadas na área do povoado Timbó, São Cristóvão.

O Sítio Juá é uma aldeia indígena anterior à chegada do Europeu; e o vestígio  pré-histórico às margens do rio Poxim mostra como o cotidiano e o desenvolvimento da humanidade sempre esteve intrínseco ao ciclo da água, fundamental à vida. 

Nos demais sítios históricos, estavam objetos do século XIX. No Timbó, por exemplo, havia grande quantidade de bordas de formas de pão de açúcar, utilizado nos engenhos para a fabricação do açúcar. A função do sítio é a de um pequeno engenho, associado, possivelmente, a um engenho maior na região (Engenho Poxim). A documentação histórica indica que os engenhos da região do rio Poxim Açu utilizavam a força motriz dos rios.

Foram realizadas 262 sondagens de verificação subsuperfície e  prospecção superficial com objetivo de inserir o rio Poxim-Açu dentro do quadro arqueológico do estado e, portanto, no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológico [CNSA]. O esforço amostral permitiu a equipe de pesquisa também identificar no sítio Goiabeira,  um muro de arrimo de calcário associado ao século XIX , o qual refere-se a um antigo dique que acumulava água durante os regimes de cheia do rio Poxim-Açu. Nele foram coletados artefatos cerâmicos, ósseos faunísticos e materiais construtivos, provavelmente associados ao funcionamento do Engenho Poxim. Já no Sítio Aguiar, o estudo evidenciou uma estrutura do início do século XX, com obras de faiança fina brasileira e portuguesa, porcelana. A interpretação realizada aponta para uma ruína de uma residencia. Além do retorno de valor histórico, a descoberta estimulou a produção acadêmica, rendendo três trabalhos de conclusão de curso e a elaboração de artigos.

Descoberta de novos sítios arqueológicos em Sergipe. Imagem retirada da Deso - Companhia de Saneamento de Sergipe.


Referências:

Deso - Companhia de Saneamento de Sergipe

Arqueologia no Poxim Arqueologia no Poxim Reviewed by De Olho No Poxim on março 05, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.